Gestão de Frotas de Veículos

Gestão de Frotas de Veículos

  • 16 Horas de duração
  • 32 Aulas
  • 5 Módulos
  • 3 meses de suporte
Parcele em 12x R$ 117,51 (ou R$ 1.170,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
Paulo Sérgio Ferreira Rago, Professor e Consultor Sênior Diretor Técnico da Ceteal Logística. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em ...
Paulo Rago

1 - O CURSO

ESTE É MOMENTO DE REPENSAR SUA GESTÃO!


O gerenciamento eficaz de transportes e frotas exige conhecimentos, qualificação e atualização contínua, para trabalhar com custos cada vez menores, sem comprometer a qualidade do resultado final da operação, e consequentemente, a segurança e a satisfação dos operadores, do usuário e do cliente.

Qualidade e produtividade formam a base para o aumento da eficiência, também na administração de transportes e veículos. Para as empresas, isso levará à rentabilidade e competitividade, contribuindo para o seu crescimento sustentável. Para a administração pública, implicará em gastos menores, e na manutenção de uma frota de maior vida útil, com amplos benefícios para comunidade.

Para essa administração eficiente e eficaz, é imprescindível o estabelecimento de uma estrutura organizacional sistêmica de cada unidade da área de transporte, conjugando-as com as suas respectivas missões. Grande parte das decisões estratégicas da gestão de uma frota tem como pontos de análise, a problemática do controle e redução dos custos operacionais dos veículos, os sistemas de manutenção, bem como o Planejamento e formação da frota de veículos de uma Organização.

METODOLOGIA ATUALIZADA COM AULAS EM EAD E AO VIVO


Todo o processo de aprendizagem deste curso foi cuidadosamente planejado, utilizando o método 70/20/10 - um modelo desenvolvido especialmente para a aprendizagem no ambiente corporativo, que leva em consideração os desafios de sua rotina, as decisões importantes que você precisa tomar, a sua experiência profissional, as melhores práticas das melhores organizações e conhecimento de quem conhece tudo isso muito bem, o Prof. Paulo Rago.


Em logística, nem tudo que funciona para uma empresa ou organização, funciona para outra. Portanto, o método 70/20/10 vai lhe permitir  aprender, observar e adaptar o conteúdo do curso para a sua realidade, de acordo com seus recursos, limitações e expectativas.


O QUE VAMOS LHE ENTREGAR:

♦ Trinta e uma (31) Videoaulas para você aprender DE FATO, estudando onde e quando quiser. Essas aulas serão liberadas na inscrição ou em até 24 horas úteis após o pagamento.

♦ ESPECIAL, POR TEMPO LIMITADO! Oito (8) horas de aulas ao vivo, através de videoconferência, em dois dias de 4 hora, para apresentar, analisar e debater os pontos mais importantes, tirar suas dúvidas e principalmente trocar ideia e experiências sobre os temas de forma dinâmica e participativa. Ao fazer sua inscrição, você receberá a Agenda das aulas ao vivo.
♦ Prática de exercícios para você adaptar o conteúdo das aulas ao seu negócio.

♦ O curso também ofereço vários conteúdos bônus que complementarão o aprendizado e a compreensão dos temas.

♦ O curso lhe ensinará não só o que fazer, como também como deve ser feito, e principalmente, como aplicar o conhecimento em sua atividade.

Não importa o nível de seu conhecimento e de sua atual gestão. A metodologia do curso foi desenvolvida a partir de métodos práticos que podem ser adaptados a qualquer segmento de mercado ou perfil de gestão.
 

E tudo isso para que você saia deste curso pronto para alcançar os melhores resultados em suas ações para reduzir custos e otimizar os resultados de sua frota.

2 - OBJETIVOS

♦ Capacitar o profissional a entender, planejar e operacionalizar toda a sistemática gestão de frota de transportes de uma empresa quer seja embarcadora ou prestadora de serviços;

♦ Entender as necessidades de gerenciamento de custos e melhoria de performance nas atividades operacionais;

♦ Propiciar a correta análise dos diferentes cenários para tomada de decisão empresarial quanto a utilização;

♦ Identificar e criar ferramentas para uma gestão eficiente, atendendo as necessidades empresariais.

3 - A QUEM SE DESTINA

Diretores, Gerentes, supervisores, encarregados e demais profissionais envolvidos com a gestão, operação e manutenção de frotas de veículos rodoviários.

4 - PROGRAMA - PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS

1 - GESTÃO DE TRANSPORTES:

- Conceito geral de transporte
- O papel do transporte hoje
- Planejamento da utilização da frota de veículos

- Tipos de controles para uma boa gestão

2 - MANUTENÇÃO:

- Manutenção Preventiva
- Manutenção Corretiva
- Reforma Geral
- Manutenção própria x terceirizada
- Dimensionamento de oficinas: estrutura e mão de obra
- Controle dos Serviços de Manutenção
- Custos operacionais de oficina


3 - CUSTOS OPERACIONAIS DE FROTA
. Custos Operacionais de Veículos
- Classificação dos Custos
- Custos Fixos: conceito e metodologia de cálculo
- Custos Variáveis: conceito e metodologia de cálculo
- Fatores que influem nos custos operacionais
- Montagem de um Plano de custos operacionais
- Planejamento e gestão dos custos operacionais


4 - GESTÃO OPERACIONAL DA FROTA
- Dimensionamento e a correta utilização da frota (ajuste operacional)
- Avaliação da Condição Técnica do Veículo
- Avaliação técnica de veículos: escolha correta dos equipamentos
- Controle de componentes – principais insumos
- Fatores que Influem na Vida Útil dos veículos
- Vida útil econômica
- Frota própria x frota terceirizada


5 - RENOVAÇÃO DA FROTA
- Por que renovar?
- Dificuldades na Renovação de Frotas;
- Análises mercadológicas, operacionais e técnicas;
- Modelo matemático de cálculo de renovação;
- Formas de financiamento.


IMPORTANTE

- Checklist operacional e modelos de controle e gestão - planilhas disponibilizadas aos alunos.

- Indicadores de desempenho na operação e manutenção.
- Exercícios práticos.
- Estudos de caso.

© Copyright by Paulo S. F. Rago

5 - INSTRUTOR

Paulo Sérgio Ferreira Rago, Professor e Consultor Sênior

Diretor Técnico da Ceteal Logística. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com especialização em Logística de Transportes e Empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atua há mais de 33 anos com experiências, inclusive internacionais, em posições executivas, abrangendo a criação e desenvolvimento de operações logísticas, transportes, supply chain, planejamento estratégico, planos de negócio, estratégias comerciais, compliance, compras, análise e modelagem de processos, capacitação de profissionais em diversos segmentos, start ups de empresas e preparação de sucessores em empresas de diversos setores públicos e privados. Atuou em empresas como Souza Cruz S/A e Cia. Ultragaz S/A (Grupo Ultra).

Atualmente é consultor empresarial para diversas empresas públicas e privadas no Brasil em vários segmentos. Criou o 1º treinamento do Brasil “Como vender fretes no TRC” e “Como vender fretes pelo telefone”. Desenvolveu e ministra diversos programas de treinamento em Desenvolvimento Gerencial, Liderança, planejamento estratégico, Logística Integrada, Distribuição, Vendas, Transportes, Frota de veículos, Supply Chain, Atendimento ao cliente, Comércio Exterior e Administração do Tempo, dentre outros.

Palestrante e professor convidado de diversos temas em Universidades e instituições como: FGV Brasília, Metodista, UFMG, EDUCC/IPT/USP, FEI, MBA FIA, Mackenzie, , Setcesp, Aduaneiras, CIESP, SETCEMG, ESAF, SENAC, dentre outras, além de inúmeras atividades “in company” para diversas empresas dos ramos de serviços e indústria. Ex-diretor da Associação Brasileira de Logística e artigos para jornais e revistas especializados.

6 - METODOLOGIA E MODALIDADE

Exposição interativa na apresentação de conceitos e práticas, com uso farto de imagens na discussão de casos reais para melhor compreensão dos temas por parte dos participantes.

7 - A MODALIDADE HÍBRIDA - ONLINE EAD + ONLINE AO VIVO

O curso Gestão de Frotas de Veículos é realizado totalmente a distância, na modalidade HÍBRIDA [Online EAD + Online ao Vivo], podendo ser iniciado a qualquer momento, com prazo de até 60 dias para conclusão, contados a partir da matrícula. Durante o prazo de vigência da matrícula e por mais 60 dias após o curso, o Professor estará à disposição do aluno, via e-mail ou WhatsApp, para esclarecimentos de dúvidas referentes ao entendimento e aplicação do conteúdo do curso.

Método

O curso é assistido em Videoaulas, via streaming, em nossa plataforma EDUC-EAD-P.

Duração e Prazo de Estudo

Duração do curso - tempo recomendado de estudo: 20 (vinte) horas - Videoaulas, Aulas ao Vivo e estudo complementar individual.
Prazo de estudo na Plataforma: o aluno terá o prazo de até 60 (sessenta) dias para concluir o curso, contados a partir da matrícula. Cada aula poderá ser acessada 3 (três) vezes.

Material Didático

Devido à falta de literatura sobre o tema, foi desenvolvido um farto material didático digital, cuja finalidade principal é ser o material de consulta durante e após o curso.

Tutoria

Durante o prazo de vigência da matrícula e por mais 60 dias após o curso, o Professor estará à disposição do aluno, via e-mail ou WhatsApp, para esclarecimentos de dúvidas referentes ao entendimento e aplicação do conteúdo do curso.

Certificado

Após a conclusão do curso o aluno receberá o certificado de 16 horas-aula.

Garantia de Aprendizado.

O fato do aluno poder rever as aulas de acordo com suas necessidades, garante um elevado nível de aprendizado, o que dá inteira condição ao aluno de exercer suas atividades profissionais com a necessária segurança técnica

8 - PASSO-A-PASSO PARA ACESSO AO CURSO

1º Passo – Inscrição:
O aluno se inscreve AQUI, no botão COMPRAR AGORA à direita.

2º Passo – Início do Curso:
Feita a inscrição/cadastro, o aluno recebe um e-mail solicitando a confirmação de seus dados e lhe informando a senha provisória. Em seguida, após o pagamento, o aluno receberá novo e-mail liberando o seu acesso ao curso.

3º Passo – Acesso ao material didático:
Ao iniciar o curso o aluno poderá baixar o material didático que estará disponível na primeira aula e no último módulo.

4º Passo – Encerramento do prazo:
O aluno terá o prazo de até 60 dias para concluir o curso, contados a partir da matrícula. Cada aula poderá ser acessada 3 (três) vezes.

5º Passo – Certificado
Após a conclusão do curso e o preenchimento da Avaliação, o aluno receberá o certificado de 16 horas-aula.

9 - INVESTIMENTO E PAGAMENTO


VALOR DA INSCRIÇÃO


R$ 1.350,00R$ 1.170,00 por participante.

FORMAS DE PAGAMENTO

À vista: com PIX ou boleto bancário. Faça sua(s) inscrição(ões) no link do botão abaixo.

À prazo: em até 12 parcelas de R$ 117,51, com cartão de crédito. Faça sua(s) inscrição(ões) no link do botão COMPRAR AGORA, ao lado.

ÓRGÃOS PÚBLICOS

Aceitamos ORDEM DE EMPENHO.

Faça sua(s) inscrição(ões) no link do botão abaixo.

DESCONTOS E CONDIÇÕES ESPECIAIS - peça seu CUPOM DE DESCONTO:

Desconto para profissionais/empresas Associados(as) de Entidades Parceiras - consulte: 10%.

Descontos para: 2 pessoas - 5%; 3 pessoas - 7,5%; 4 ou mais pessoas - 10%.

INCLUÍDO NO VALOR DA INSCRIÇÃO:


♦ Material didático em meio eletrônico, inclusive Planilha Excel destravada utilizada nos exercícios, para uso durante e após o curso.

♦ Suporte pós-curso através de Grupo de WhatsApp durante o curso e por 60 dias após o termino.

♦ Aulas tira-dúvidas: 2 aulas com duração de 60 minutos aos 30 e 60 dias, aproximadamente, via Videoconferência.

♦ Mentoria / Consultoria com desconto de 50% se contratada em até 06 meses pós-curso.

♦ Certificado emitido pela Educ.eng e Instrutor.

CONDIÇÕES PARA ACEITE DA INSCRIÇÃO:

Veja o Termos e Condições para aceite das inscrições.

10 - MAIS INFORMAÇÕES

São Paulo: (11) 2626-1674
Florianópolis: (48) 3181-0275
Porto Alegre: (51) 2626-5745

WhatsApp:
(27) 9-8805 9668

2 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 2 meses após a matrícula.

Diretores,
Gerentes,
Supervisores,
Encarregados
Demais profissionais envolvidos com a gestão, operação e manutenção de frotas de veículos rodoviários.

Paulo Rago
"Paulo Sérgio Ferreira Rago, Professor e Consultor Sênior Diretor Técnico da Ceteal Logística. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em ..."


5 - INSTRUTOR

Paulo Sérgio Ferreira Rago, Professor e Consultor Sênior

Diretor Técnico da Ceteal Logística. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com especialização em Logística de Transportes e Empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atua há mais de 33 anos com experiências, inclusive internacionais, em posições executivas, abrangendo a criação e desenvolvimento de operações logísticas, transportes, supply chain, planejamento estratégico, planos de negócio, estratégias comerciais, compliance, compras, análise e modelagem de processos, capacitação de profissionais em diversos segmentos, start ups de empresas e preparação de sucessores em empresas de diversos setores públicos e privados. Atuou em empresas como Souza Cruz S/A e Cia. Ultragaz S/A (Grupo Ultra).

Atualmente é consultor empresarial para diversas empresas públicas e privadas no Brasil em vários segmentos. Criou o 1º treinamento do Brasil “Como vender fretes no TRC” e “Como vender fretes pelo telefone”. Desenvolveu e ministra diversos programas de treinamento em Desenvolvimento Gerencial, Liderança, planejamento estratégico, Logística Integrada, Distribuição, Vendas, Transportes, Frota de veículos, Supply Chain, Atendimento ao cliente, Comércio Exterior e Administração do Tempo, dentre outros.

Palestrante e professor convidado de diversos temas em Universidades e instituições como: FGV Brasília, Metodista, UFMG, EDUCC/IPT/USP, FEI, MBA FIA, Mackenzie, , Setcesp, Aduaneiras, CIESP, SETCEMG, ESAF, SENAC, dentre outras, além de inúmeras atividades “in company” para diversas empresas dos ramos de serviços e indústria. Ex-diretor da Associação Brasileira de Logística e artigos para jornais e revistas especializados.


Conteúdo Programático

  • 1. Abertura do curso Gestão de Frotas
  • 2. Aula 1 - Atividades de gestão e Sistemas de Transportes
  • 3. Aula 2 - Gerenciamento da Frota vs Gerenciamento da Operação
  • 4. Aula 3 - Operações - Execução e Controle
  • 1. Aula 4 - Sistemas de Manutenção
  • 2. Aula 5 - Planos de Manutenção
  • 3. Aula 6 - Manutenção - Instrumentos de Controle
  • 4. Aula 7 - Manutenção - Instrumentos de Controle I
  • 5. Aula 8 - Manutenção - Instrumentos de Controle II
  • 6. Aula 9 - Dimensionamentos de Oficina - Exercícios I
  • 7. Aula 11 - Dimensionamento de Equipe - Parte 1
  • 8. Aula 12 - Dimensionamento de Equipe - Parte 2
  • 1. Aula 13 - Custos Operacionais - Parte 1
  • 2. Aula 14 - Custos Operacionais - Parte 2
  • 3. Aula 15 - Custos Operacionais - Exercícios - Parte 1
  • 4. Aula 16 - Custos Operacionais - Exercícios - Parte 2
  • 5. Aula 17 - Custos Operacionais - Custos variáveis I
  • 6. Aula 18 - Custos Operacionais - Custos variáveis II
  • 7. Aula 19 - Custos Operacionais - Custos variáveis III
  • 8. Aula 20 - Custos Operacionais - Custos variáveis III
  • 9. Aula 21 - Controles Operacionais - Pontos de Controle I
  • 10. Aula 22 - Controles Operacionais - Pontos de controle II
  • 11. Aula 23 - Controles Operacionais - Pontos de controle III
  • 12. Aula 24 - Gestão de Frotas - Softwares
  • 1. Aula 25 - Dimensionamento de Frotas - Prática I
  • 2. Aula 26 - Dimensionamento de Frotas - Prática II
  • 3. Aula 27 - Dimensionamento Final da Frota
  • 4. Aula 28 - Dimensionamento Final da Frota - Análise da demanda
  • 5. Aula 29 - Seleção de Equipamento
  • 1. Aula 30 - Renovação de Frota - Parte 1
  • 2. Aula 31 - Renovação de Frotas - Parte 2
  • 3. Aula 32 - Terceirização da Frota e Final do curso
Voltar ao topo